domingo, 31 de março de 2013

Messi faz família na Espanha, mas Celta arranca empate

Lionel Messi chegou a 43 gols no Campeonato Espanhol marcando em 19 rodadas consecutivas, uma marca inédita (AP Photo/Lalo R. Villar)Lionel Messi chegou a 43 gols no Campeonato Espanhol marcando em 19 rodadas consecutivas, uma marca inédita (AP Photo/Lalo R. Villar)

Na pelada, quando um time ganha de todos os outros que estão do lado de fora o feito é chamado de “fazer família”. No Campeonato Espanhol, Lionel Messi conseguiu um feito parecido. No empate com o Celta por 2 a 2, neste sábado, o argentino chegou a 19ª rodada consecutiva marcando gols. Isso significa que ele fez gols contra todos os times da liga espanhol em sequência, um por um. Um recorde impressionante, que nunca se viu antes. Mesmo em um jogo onde o Barcelona novamente mostrou problemas na bola aérea – tomou o gol de empate assim, aos 42 minutos do segundo tempo. Um alerta para quem enfrentará Ibrahimovic na terça.
O Celta até saiu na frente. Jogando em casa, no estádio Balaídas, Natxo Insa marcou 1 a 0 para os mandantes, aos 38 minutos do primeiro tempo. A vantagem não durou muito. Aos 42 minutos, Messi fez a jogada e tocou para Cristian Tello invadir a área pela esquerda e empatar: 1 a 1.
No segundo tempo, com o Barcelona naquela tranquilidade habitual e gastando a bola – no sentido estrito da palavra, gastando de tanto tocar nela, não por jogar tão bem –, veio o segundo gol. Após uma ótima jogada pela esquerda de Tello, Messi apareceu no meio da área para tocar no canto e colocar os blaugranas em vantagem novamente, 2 a 1, aos 28 minutos. Foi o 43º gol de Messi no Campeonato Espanhol. Artilheiro com muitas sobras.
A vantagem parecia que ia durar. O Barcelona nem fazia muita força, como se soubesse que o adversário não teria forças para buscar o empate. Mas os Celestes conseguiram. Em uma bola alçada na área do lado direito, o atacante Borja Oubiña mandou um peixinho para mandar a bola para as redes e igualar o placar, aos 42 minutos. Sem nem muito tempo de reação.
O resultado não muda muito para os times. O Barcelona chega a 75 pontos e seu terceiro empate no Campeonato Espanhol, mas ainda muito longe do segundo colocado, Real Madrid, que tem 61 pontos. O Celta chega a 24, mesma pontuação do Osasuna, uma posição acima, em 18º. Não é muito, mas para quem luta contra o rebaixamento, qualquer pontos é válido. Para o Barcelona, valeu mais pelo recorde do que pelo futebol e o resultado.

domingo, 24 de março de 2013

EUA vencem e Honduras fica no empate, embolando a chave

Jermaine Jones durante jogo contra a Costa Rica em Denver: tava fácil de neve?Jermaine Jones durante jogo contra a Costa Rica em Denver: tava fácil de neve?


Novamente a neve foi protagonista na rodada das eliminatórias para a Copa de 2014. No hexagonal final da Concacaf, os Estados Unidos enfrentaram a Costa Rica debaixo de uma nevasca e conseguiram vencer por 1 a 0, graças a Dempsey, que marcou logo no início da partida.
A vitória em casa veio com muito custo e colocou os norte-americanos logo atrás de Honduras, que arrancou um empate heroico no diante do México por 2 a 2, após estar com dois gols de desvantagem. No jogo restante desta rodada, a Jamaica recebeu o Panamá e empatou por 1 a 1 em Kingston. Embolada, a chave ainda está longe de apontar algum favorito na disputa por uma das três vagas diretas na Copa de 2014.
O destaque fica mesmo por conta dos EUA, que lutaram contra a Costa Rica e a baixa visibilidade no Dick’s Sporting Goods Park, em Commerce City. Muita neve e pouco futebol, mas que no fim serviu para os americanos, que conseguiram marcar seus primeiros pontos na chave, com gol de Dempsey, aos 16 minutos do primeiro tempo. O clima estava tão ruim, que durante a etapa complementar a partida teve de ser paralisada para que a neve fosse retirada de campo e as linhas fossem refeitas.
Com a vitória, a equipe comandada por Jürgen Klinsmann volta a estar em boa situação na tabela, mesmo sem apresentar um padrão convincente. Revertendo a derrota inaugural para Honduras por 2 a 1, os mandantes não correram muito perigo e administraram a vantagem diante dos costarriquenhos.
Honduras, aliás, novamente conseguiu brilhar. Começando atrás do México, sofrendo dois gols de Chicharito Hernández, os Catrachos reagiram em San Pedro Sula nos 15 minutos finais para assegurar um pontinho crucial na classificação. Costly e Bengtson balançaram as redes de Ochoa para garantir a liderança da Bicolor, com uma temperatura de 35°C na noite hondurenha, contrastando com as péssimas condições climáticas em Denver.
Jamaica e Panamá somaram mais um ponto com um empate em Kingston, deixando a Costa Rica na lanterna do hexagonal. Elliot colocou os mandantes na frente, mas Henriquez persistiu e igualou o marcador com 20 minutos do segundo tempo.
A situação ficou bem embolada para os concorrentes da Concacaf, que brigam por três vagas diretas. Neste momento, Honduras com 4 pontos, Estados Unidos com 3, e Panamá com 2, estariam classificados para a Copa, deixando o México, também com 2, na repescagem.
Confira os resultados da 2a rodada das eliminatórias da Concacaf:
Sexta-feira, 22/mar
Estados Unidos 1×0 Costa Rica
Jamaica 1×1 Panamá
Honduras 2×2 México

sábado, 16 de março de 2013

LE: Tottenham pega algoz do United e Chelsea vai à Rússia

Os quadrifinalistas da Liga Europa nesta temporadaOs quadrifinalistas da Liga Europa nesta temporada


Os ingleses terão confrontos contra times que tradicionalmente jogam a Liga dos Campeões. O Chelsea enfrentará o Rubin Kazan, campeão russo em 2008 e 2009 e que tem conseguido ir à LC com frequência. Já o Tottenham enfrentará o Basel, que na temporada passada eliminou o Manchester United da principal competição do continente e passou pelo Zenit nas oitavas de final da Liga Europa. Por fim, o Newcastle terá pela frente o tradicional Benfica.
Os ingleses não costumam dar muita importância à Liga Europa, especialmente nos últimos anos. Desta vez, três times do país estão na disputa e todos em condições de levantar a taça. O Tottenham tem um técnico com experiência nisso: André Villas-Boas foi campeão da competição em 2010/11 pelo Porto e já declarou que quer levantar o título de novo.
Outro time que faz boa campanha, a tradicional Lazio terá pela frente outro time que usualmente aparece na Liga dos Campeões: o Fenerbahçe, da Turquia. Os turcos foram até às quartas de final da Liga dos Campeões na temporada 2007/08. Os italianos não conquistam o título desde 1998/99, quando Parma, do então goleiro Taffarel, foi campeão vencendo o Olympique de Marseille na final. Os ingleses levantaram a taça em 2000/01, quando o Liverpool, um dos times mais tradicionais no cenário europeu, bateu o espanhol Alavés na final.
Os jogos de ida das quartas de final serão disputados no dia 4 de abril. A volta será no dia 11 de abril. No dia 12, haverá um novo sorteio para definir as semifinais da competição, que terá a final no dia 15 de maio, no estádio Amsterdam Arena, na Holanda.
Confira os duelos das quartas de final da Liga Europa (times à esquerda jogam o primeiro jogo em casa):
Chelsea x Rubin Kazan
Tottenham x Basel
Fenerbahçe x Lazio
Benfica x Newcastle

domingo, 10 de março de 2013

Livre para golear: Pilotado por Tevez, City atropela Barnsley

Tevez anotou seu quinto hat-trick com o Man City (AP Photo/Jon Super)Tevez anotou seu quinto hat-trick com o Man City (AP Photo/Jon Super)

Carlos Tevez viveu altos e baixos nos últimos dias. Durante a semana, o argentino quase foi detido por dirigir sem permissão e sofre o risco até mesmo de ser preso. Independente das infrações, o atacante demonstrou que está livre para correr no Estádio Etihad. Autor de três gols, Tevez comandou a goleada por 5 a 0 sobre o Barnsley, lanterna da segunda divisão, que coloca o Manchester City na semifinal da Copa da Inglaterra. Acabou homenageado com os gritos de “He drives when he wants” (ele dirige quando quiser) das arquibancadas.
Embora tivesse vários desfalques na defesa, o Man City veio com força máxima no ataque, sem contar apenas com Sergio Agüero, lesionado. E bastaram 11 minutos para que os anfitriões impusessem sua superioridade. David Silva acertou a trave após lindo passe de Yaya Touré e, no rebote, Carlos Tevez não desperdiçou.
O Barnsley tentou reagir na sequência da partida, explorando bastante o jogo pelo lado esquerdo do ataque, mas viu suas esperanças ruírem aos 26. Edin Dzeko roubou a bola no campo de ataque e o lance culminou no gol de Aleksandr Kolarov, aproveitando passe de Tevez. E o argentino ampliaria a margem instantes depois, girando com categoria na pequena área após excelente toque de David Silva.
Mantendo a pressão no ataque, o Manchester City deu números à goleada logo no início do segundo tempo. Outra vez com Tevez, que completou seu hat-trick. Desta vez, foi Samir Nasri quem serviu o atacante, para que ele escorasse na grande área.
O Barnsley até tentou fazer o gol de honra, mas parou em Costel Pantilimon e ainda viu os Citizens marcarem o quinto, com David Silva. No fim, Roberto Mancini pôde poupar alguns de seus principais jogadores e diminuiu o ritmo para administrar a vitória fácil. O adversário do City ainda será definido por sorteio. O Wigan é o outro classificado, enquanto Manchester United x Chelsea e Millwall x Blackburn são os confrontos restantes das quartas de final.

sábado, 2 de março de 2013

A lenda continua: Giggs renova com o Manchester United


Ryan Giggs, 39 anos e ainda futebol de alto nível, comemora seu gol contra o QPR (Foto: AFP PHOTO/OLLY GREENWOODRyan Giggs, 39 anos e ainda futebol de alto nível, comemora seu gol contra o QPR (Foto: AFP PHOTO/OLLY GREENWOOD


O jogador que mais vezes vestiu a camisa do Manchester United renovou contrato por mais um ano. Lenda viva, Ryan Giggs continuará fazendo história pelos Diabos Vermelhos na próxima temporada, quando completará 40 anos. Nesta temporada, o jogador tem sido peça importante no esquema de rotação do elenco.
Giggs se profissionalizou em 1990 e já disputou 931 jogos pelo clube. Ganhou 12 títulos da Premier League, quatro Copas da Inglaterra (FA Cup) e duas Liga dos Campeões. Com o United perto de conquistar mais um título e Giggs não mostrando sinais de que está esgotado, a experiência do camisa 11 continuará a serviço do clube em campo.
“Eu estou me sentindo bem, gostando do meu futebol mais do que nunca e, mais importante, eu sinto que estou contribuindo para o time”, disse Giggs. “É um time empolgante de fazer parte, com um grande entusiasmo e nós estamos novamente brigando por títulos à medida que vamos chegando ao fim da temporada”, continuou o galês.
“Estou satisfeito por ter assinado um novo contrato. Eu gostaria de agradecer Sir Alex e a comissão técnica e gostaria de agradecer David Gill, que tem dado um enorme apoio nos meus muitos anos aqui”, agradeceu o jogador, que estreou pelo United em 2 de março de 1991, 22 anos atrás.
O técnico Alex Ferguson também falou sobre a renovação. “O que eu posso dizer sobre Ryan que ainda não foi dito? Ele é um jogador maravilhoso e um excepcional ser humano. Ryan é um exemplo para todos nós no modo como ele cuidou, e continua a cuidar de si mesmo”, afirmou.
“Ele tem uma energia fantástica para o jogo e é maravilhoso vê-lo. Ryan parece chegar a uma nova marca toda semana e pensar que ele tem 23 anos ininterruptos de gols na liga no seu currículo é verdadeiramente fantástico no futebol moderno. Sua boa fase neste ano mostra sua habilidade e seu prazer em jogar futebol mais forte do que nunca e estou muito satisfeito que ele assinou um novo contrato”, comentou o escocês, que dirige os Diabos Vermelhos desde 1986.